Ministério do Ambiente
Ambiente

Ministra aborda efeitos das alterações climáticos com representante da UA

A ministra do Ambiente, Paula Francisco, manteve sexta-feira 2, no Nyamei, no Níger, encontro com o chefe de departamento da Agricultura e Ambiente da União Africana, Danpha Almani, com quem analisou sobre os efeitos do impacto das alterações climáticas, que em Angola afecta mais a região Sul.

O encontro foi realizado à margem do Fórum das Mulheres e Ambiente, que decorre desde quinta-feira naquele país, no quadro das celebrações do Dia Africano do Ambiente e de Wangari Maathai, a assinalar-se a 3 de Março.

Paulo Francisco e Danpha Almani abordaram sobre as alterações climáticas estão a causar na cadeia de transporte de produtos provenientes da biodiversidade e outros males que afectam milhares de pessoas em África.

Durante o encontro, ambos partilharam também informações sobre a produção de borracha, em particular da subespécie da acácia senegalensis e sobre as condições em que as mulheres africanas se submetem para explorar recursos naturais.

Por outro lado, a titular do Ambiente de Angola moderou, neste dia, o tema central do Fórum das Mulheres e Meio Ambiente, que abordou sobre “ A Mulher e o Empoderamento”.

Neste encontro foram abordados questões sobre alterações climáticas na perspectiva analítica de como a Organização Internacional de Migracão (OIM) poderá apoiar as mulheres, analisando do ponto de vista nacional, regional e internacional.

As actividades deste Fórum de Mulheres e o Ambiente, encerra neste sábado, Dia Africano do Ambiente, com a plantação de árvores em várias artérias de Myamei e outros eventos.

Representantes da União Africana, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Banco Mundial, OIM, sociedade civil e outras agencias do sistema das nações unidas, participam deste fórum.