Ministério do Ambiente
Ambiente

Especialistas de Angola e Namíbia em visita técnica no Iona

Os trabalhos da visita de campo, que decorrem de 23 a 29 do mês em curso, estão centrados na elaboração e dinamização do Plano de Implementação do referido Acordo, tendo como base, o Plano de Gestão do Parque.

Tal iniciativa vai permitir a harmonização na gestão e uso de recursos naturais por formas a garantir a conservação das espécies, a partilha de informações e protocolos de comunicação, a participação das comunidades locais na gestão do Parque, em fóruns de tomada de decisão e no desenvolvimento de actividades ecoturísticas tendo como base, o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022.

Os trabalhos envolve, além dos técnicos do Ministério do Ambiente, quadros do ISCED da Huíla e da Universidade de Ciências e Tecnologia da Namíbia, que trabalham nas localidades de Salondjamba, Espinheira, Foz do Rio Cunene, Tchinungwa, Cambeno, Iona, Garota Nova e Helola.

Estes, efectuam o levantamento de informações sobre integridade dos ecossistemas, identificação das principais questões de conservação e gestão, condições socioeconómicas, aspectos culturais, aprimoramento tradicionais existentes e planeamento de utilização de terra.

De referir que, a assinatura do Plano de Implementação do Acordo de Cooperação e o Plano de Trabalho Anual está previsto para o mês de Outubro deste ano.