Notícias



Clique para assistir o vídeo!

ANGOLA REITERA SEU COMPROMISSO COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NA COP30 EM BELÉM.

Governo 23-06-2026
REMOVIDA BALEIA ENCONTRADA MORTA NA PRAIA DA VIÚVA MUNICIPAL DA LUCIRA PROVÍNCIA DO NAMIBE

A Administração Municipal da Lucira realizou, nesta segunda-feira, 22 de junho, uma ação coordenada de resposta ambiental após a constatação da presença de uma baleia bebé encontrada morta na costa marítima da Praia da Viúva, em avançado estado de putrefação, situação que representava riscos para a saúde pública e para o equilíbrio ambiental da zona.

Após o conhecimento da ocorrência, as autoridades locais mobilizaram diversos órgãos competentes para uma intervenção rápida, segura e ambientalmente responsável, tendo em conta o elevado estado de decomposição do animal e os potenciais impactos que a permanência da carcaça poderia causar às comunidades circunvizinhas e ao ecossistema costeiro.

Como medida preventiva de preservação ambiental e salvaguarda da saúde pública, foi efetuada a remoção e o desfazimento da carcaça a cerca de cinco milhas marítimas da costa, numa área desabitada e considerada adequada para o procedimento, garantindo assim a mitigação dos riscos associados à situação.

A operação contou com a participação conjunta de efetivos da Guarda Fronteira, Capitania Marítima, Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, Saúde Pública e Administração Municipal da Lucira, numa demonstração de coordenação institucional, ao mesmo tempo que a Administração apelou aos munícipes para que evitem, sob qualquer circunstância, o consumo de qualquer parte do animal encontrado, alertando para os graves riscos à saúde humana decorrentes do avançado estado de decomposição.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 19-06-2026
MINISTÉRIO DO AMBIENTE E FUNDAÇÃO CUERAMA REFORÇAM PARCERIA PARA A PROTECÇÃO DO PANGOLIM.

O Ministério do Ambiente acolheu hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento entre o Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação (INBAC) e a Fundação Cuerama, um instrumento que visa fortalecer a cooperação institucional para a conservação da biodiversidade, com especial enfoque na protecção do pangolim, considerado uma das espécies mais ameaçadas do mundo.

O acto foi presidido pela Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, e contou com a participação de responsáveis do sector e representantes da Fundação Cuerama, com especial enfoque para a presidente da Fundação, Olga Albuquerque que assinou o memorando em nome da sua organização.

Na sua intervenção, a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, destacou que a protecção das espécies ameaçadas continua a constituir uma das prioridades do Executivo Angolano, que ao longo das últimas décadas tem vindo a reforçar os mecanismos de fiscalização, o quadro jurídico e as políticas públicas voltadas para a conservação da fauna e da flora nacionais.

O pangolim enfrenta sérias ameaças resultantes da caça furtiva, do comércio ilegal e da degradação dos seus habitats naturais, realçando a necessidade de uma resposta coordenada entre instituições públicas, organizações da sociedade civil, sector privado e comunidades locais.

Fonte: Ministério do Ambiente
Governo 17-06-2026
MINISTÉRIO DO AMBIENTE, UNIÃO EUROPEIA E EMBAIXADAS DE PORTUGAL E ESPANHA LANÇAM PROJECTOS DE APOIO À GESTÃO DE RESÍDUOS E ECONOMIA CIRCULAR EM LUANDA.

O Ministério do Ambiente, através da Agência Nacional de Resíduos, lançou hoje, em Luanda, o Projecto de Apoio à Modernização da Cadeia de Valor da Gestão de Resíduos Sólidos e à Adopção de um Modelo de Economia Circular na Província de Luanda, numa iniciativa que visa contribuir para o fortalecimento de sistemas sustentáveis de gestão de resíduos, promovendo modelos de economia circular, valorização económica dos resíduos e melhoria das condições ambientais e de salubridade pública.

O referido projecto que é financiado pela União Europeia e cofinanciado pelo Governo Francês, sendo implementado pelo consórcio integrado pela Expertise France, Camões, I.P. FIAP e IFC em estreita colaboração com o Ministério do Ambiente, tem como objetivo dinamizar a articulação entre diferentes actores e criar uma dinâmica mais eficaz para a economia circular em Angola, e visa actuar no mercado nacional numa primeira fase, com duração de 1 ano, podendo posteriormente ser estendido por dois a quatro anos.

No discurso de abertura, a Ministra do Ambiente afirmou que “este projecto reforça o compromisso do Estado angolano com a gestão sustentável dos resíduos, privilegiando a prevenção e a redução da sua produção, bem como a sua valorização através da modernização dos processos produtivos e da adopção de tecnologias ambientalmente mais limpas”.

Fonte: Ministério do Ambiente

minamb.gov.ao MINISTRO(A)

ANA PAULA CHANTRE LUNA DE CARVALHO PEREIRA



Entidades Tuteladas


Projectos Estruturantes


Eventos


JUN
23

IV EDIÇÃO, EXPO RECICLA 2025

NOV
06

COP 16

06/11/2024 - 06/11/2024

Canais de Atendimento


Parceiros