Ministério do Ambiente
Ambiente

Governante assegura compromisso em prol da fauna e flora

Paula Francisco, que esteve em Nyamei, Níger, de 01 a 4 de Março, reiterou tal posição, sábado, durante a campanha de plantação de árvores, nos arredores daquela capital, que simbolizou o Dia Africano do Ambiente e de Wangari Maathai.

A titular do Ambiente que representou Angola no Fórum da Mulher e o Meio Ambiente, juntou-se a outros ministros do ambiente de vários países, representantes da União Africana (UA), Nações Unidas, Banco Mundial e sociedade civil, na campanha de plantação de árvores, nos arredores da cidade de Nyamei.

No quadro da efeméride, a governante reafirmou o legado de continuidade a protecção dos solos para o combate à desertificação, assim como os desafios em torno das alterações climáticas.

Para a ministra, a flora deve sempre ser protegida, porque além da sombra, oferece alimento, oxigénio, bem como elementos activos para a produção de medicamentos, entre outros benefícios.

Tendo em conta a dedicação em prol da biodiversidade, os ministros africanos do Ambiente de Angola, Gâmbia, Mali e Etiópia lideraram a campanha de plantação de árvores.

À margem desta campanha, a ministra do Ambiente de Angola trocou experiência com um grupo de fiscais para a área do ambiente do Níger, sendo 20 % mulheres.

Durante a sua estadia na cidade de Nyamei, Paula Francisco efectuou uma visita de campo com o seu homologo em uma área protegida onde habitam girafas, um momento que serviu para partilhar experiência, visto que a zona assemelha-se ao Parque Nacional da Mupa, província do Cunene.