Ministério do Ambiente
Ambiente

Ministérios do Ambiente e Telecomunicações assinam acordo

Os ministérios do Ambiente, e da Telecomunicação e Tecnologia de informação assinaram nesta terça-feira 10, em Luanda, um acordo de cooperação, com o objectivo de monitorar as áreas de conservação de Angola, via satélite.

O acordo, por parte do Ministério do Ambiente, foi assinado pelo director do Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação (INABC), Aristófanes Ponte, e pelo director do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI) do Ministério da Telecomunicação e Tecnologia de Informação, Miguel Cazevo.

Este acordo vai permitir a implementação de sistemas de telecomunicações nas áreas protegidas, a nível do país, além da formação de quadros.

Para a ministra do Ambiente, Paula Francisco, o acordo vem dar resposta à necessidade na aplicação de um sistema ambiental que possibilite a catalogação das espécies que estão a ser descobertas a nível da fauna e da flora, mas também, o registo das actividades ecológica que são realizadas nos parques, bem como incidentes relacionados aos crimes ambientais.

Quadros afectos ao Ministério do Ambiente serão capacitados, no quadro deste acordo, para melhor uso das telecomunicações nas áreas a serem instalados tais serviços.

Por sua vez, o Ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Rocha, referiu que passa à responsabilidade do seu pelouro dentro do protocolo assinado, a capacitação e formação técnico-profissional dos quadros do Ministério do Ambiente e a instalação de equipamentos de comunicação a nível dos parques, com objectivo de aumentar a capacidade de gestão e controlo das zonas ambientalmente protegidas.

Assistiram a cerimónia de assinatura do acordo de cooperação, os secretários de Estado do Ambiente, Joaquim Lourenço e das Telecomunicações, Mário de Oliveira, directores nacionais e técnicos ligados às duas instituições.